HISTÓRIA DO CINEMA
https://www.youtube.com/watch?v=mdX82V2rPfo
Lumieres inventaram o cinema em 1895, segundo enciclopédias, porém houve vários inventores. Muita gente fez a pré-historia do cinema.
invenções primitivas - mais teatro que cinema
Lanterna mágica chinesa - plateia com boa vontade, metade do XVIII
didophuskon - 1780
panorama - robert barker
fantasmagoria -
diorama - 1822 - daguerre (um dos pais da fotografia) - jogo de luzes
cinema vem com invençoes a partir de 1833
fenacistocospio - plateu
zoetrope - geror horner
fotografia criada por niepce em 1823 melhorou esses dois. (primeira foto - mesa exposata a luz por 14 horas ininterruptas.
1872 - aposta que cavalo tirava as 4 patas do chão - experimento de muybridge (a duzia de fotos criava boa ILUSÃO DE MOVIMENTO) - jornais pagaram pau então na teoria muybrideg é o pai do cinema. (tbm com jules marey = fusil fotográfico)
porém o suporte na éoca era discos rotativos, tragalhoso e limitado. ai veio o papel fotográfico cirado por george eastman (fundou kodakl{) , . e depois com o rolo de celuloide também dele.
divergência qu augusint le prince teria criado o cinema, por fragmotos de filme slocalizados em sua casa.
Para os EUA foi thomas edison mas o cinetophone dele não era para uma público era para uma só pessoa. era experimental, mas não comercial. (TEVE TRETA COM O ASSISTENTE DICKSOIN)
------------
2 - OS PIONEIROS
1895 é considerado o ano zero da hisetória do cinema
Lumiere E OUTRAS PROJEÇÕES BOMBARAM NESS ANO.
1895
-lumieres
-dickson assitente de thomas edison. fez a primeira projeçaõ de cinema com paga de ingresso - era luta de boxe com 4 minutos.
- Em berlin - tachyscope de ottoma anschutz e bioskop de max skladanowsky.
1895 - LUMIERES
herdeiros de empresa do ramo de fotos. viram o kinetoscope de edison (EUA) em uma projeção de 1894. fizerm ajustes e patnetearam em 1895 outra parada batizada de cinematographe, ou cinematógrafo. "caixa de madeira com lente na dianterira e manivela do lado direito. a primeira vista NÃODIFERIA DOS OUTROS SISTEMAS de filmagem, mas uma inovção o colocou para frnte. o diferencial - a mesma caixa que filma é capaz d eprojetar e isso matou o knetoscope, pois permitiu exibilção coletiva, enquanto o invento de edison era pra gozo individual. .
em 1895 os lumiere fizem uma exibição em sessção pública para galera do apoio a indústria depois uma solene para público e imprensa em 28.12.1895 :/ .... vários filmes, entre eles "a saída dos operários da fábrica lumiere" . o sucesso chmou a atençaõd os lumiere para o lance de entretenimento e comercial. enquanto outros pesquisadores só viam a parada de modo chato-científico (imagem em movimento) para comunidade acadêmica. os lumiere enviaram representantes ao mundo para vender concessões. os lucrodas bilhereia era dividios. fizram grana até 1897 quando os eua colocaram barreiras alfandegárias fodas a produtos cinematográficos da FRANÇA.
NOS PRIMEIROS MOMENTOS DO XX O CINEMA ESTAVA INVENTADO E DIFUNDIDOC MUNDIALMENTE COMO TÉCNICA, MAS N~~AAAAOOO COMO LINGUAGEM, LINGUAGEM, LINGUAGEM. os primeiros filmes pareciam cartões-postaiis em movimento, com em média 50s de duração . num primeiro momento os lumiere fixavam a cameram em qq lugar supostamente intressante apontavam a lente para algo mexente e giravam a manivela PLANO ÚNICO E SEM CORTE.- a gênese da produção de cinema é cheia de curtas metragem que mostram o vivém das ruas e o movimento de povo, treco trens: exemplos:
demolição de muro - 1896
o almoço do bb - 1896
la vie et la passion de jc - 1898 - em 1896 fizerma projetor com capacitdade para rolo maior assimcomeça a montagem e rolam filmes com maior duração.
quando pareceu que ia os lumiere, em 1905 pararam de produzir e ficaram só na exploração comercial de trecos e do catálgo já com mil filmes.
GEORGE MIÉLES
"Se thomas edison (para eua) e lumieres (para o resto do mundo) viabilizaram o cinema como técncia - que o levou a categoria de arte-espetáculo foi o parisiente georges miles (escritor, pintor, ecole de artes) - comprou o teatro de hodini. mieles fez espetaculos de ma´gica e humor no teatro e conhecieru cinematógrafo em em 1896 começu a produzir com a marca STAR FILMS
1896 - o desaparecimento da dama do teatro houdin - filma mágica, mas introduz corte, efeito especial.
1897 (passar filmar com luz natural e artificial) -... na sqeuncia, joana darc, hamlet, 20 mil leguas etc. em visit de lepave du maine pinta cenário aquático e dá iliusão foda de ação no fundo do mar.
'1899 - em 'a conquista de polo' faz um etezão com madeira cordas, e roldanas.
1902 - viagem a lua, 7 anos de cinema e o homi já estava no espaço.
mieles fez mais de 500 filmes - com knwo de TEATRO E ILUSIONISMO - fez efeitos especiais. mas ingenuamente manteve SEMPRE SUA CÂMERA FIXA NO PONTO DE VISATA DE QUEM SE ACOMODAVA NUMA PLATEIA TEATRAL PARA APRECIAR O ESPECTÁUCLO. uaaaauuu camera fix.a
mieles filmou só até 1913, o conterraneio charles pathé o quebrou, pois tinha mais tino comercial.
CHARLES PATHÉ
os pioneiros lumieres, e o espetáculo artisico de miele conviviam com inúmeros produtores espalhados pelo mundo. que desneovliam o cionema artenasla e empriros. Pathe era um, vendia fonogra e ciliondro de cera(precursor do disco - invenção do fdp thomas edison também). começou a filmar em 1902, historia simpels objetiva e poppular.
historia de um cirme - 1901 - bandido decaptado
les victimes de lacoolsime
erreur de porte - 1904
ali babá - 1907
la vie et la passion de jc - 1903 - colorido impressionante para a epoca (utube)
pathe fez escritorios em vários paises, fez estudios- teve prioridida da associação de cinema para adaptar clássicos da literatura e do teatro frances. passou a alugar filmes. U(uau como eisso seperpetudou - modelo de negócio) . big empresa virou o pica do mundo no cinema. mas a primeira GM abalou o mercado europeu pra cinema. e virou o jogo pro lado dos eua.
OS NORTE AMERICANOS
em 1900 eua era rual , 20 anos apos virou urbano. muitos imigrantes chegam entre 1900 e 1920 (italia, irlanda, poderoso chefão, polonia, judeus). buscam sonho americano.
imigrantes forma guetos e se divertem. o Cinetoscopio de edison(1894) e os Cinematógrafos dos lumiere (1896) se popularizam e teatros e arcadspenny os abrçaam. a linguagem muda universal facilita. viram os 'movies' abreviatura de 'moving pictures'. os pioneiros importantes forma
biograph e griffith - empresas criadas em 1896, viraram celeiros de talenteso. david wark griffith vendia roteiros. ele trouxe novos elemneoets narrativos, como variaçaõ de posição de camera ação paralela, iluminaçaõ dramatica, ritmos de ediçaõ, close, se não foi ele que inventou. pelo menos foi um dos grandes utilizadores.
VITAGRAPH E BIOGRAPH
PORTER
concorreten da vita é ao lado de griffith um pica do DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
ex funcionário de edixon, deu dinaminso aos filmes. com téncisa. fez:
- vida de bombeiro americano - 1903 - parece filme tem drama e tal.
- a ccabana do pai tomas
- o grande roubo do trem- 1 min assalto dinoamico vigorso, close, travelling, 40 atores, PIONEIRO DO GÊNERO WESTERN = cena final que o pistorleiro atira para a tela, virou clássico. mas dizem que é plagio do ingles robbery of the mail coach, lançado 3 meses antes.
https://www.youtube.com/watch?v=C5op3w9RD-A
porter ficou com edison até 1909 e foi socio da famous playeras (atual paramout) mas nao resistiu ao crack de 1929 e se fodeu.
---------
4 - GUERRA DAS PATENTES
thomas edison foi pioneiro mas entrou na justiça para que tudo usado de cinema as produtoras pagassem direitos autorais a ele para continuar operando. houve grande batalha judicial 1901 a 1909. quando ganhou fundoou a Mppc - motion picture patentes company - consorcio que abarcou biograph, vitagraph essanay, kale, libin, tathé, star, george kleine sob comando do p´roprio edison. - o cara da koda - lider de filmes virgens - se omprometeu a fornecer só para os associados desse trustre cartel. Mas em 1912 o tribunal federal dos eua declarou ilegual a mppc. = esse episódio foia a guerra de patentes, ou truste de edison. e influenciou o desenvovlimento do cinema mundial.
"em 1909 os eua tinham 6 mil locias de exibição de filmes, tudo bem precário, conhecidos como peiras ou nicklodeons, tenda galpão salaõ sem estrutura, rolo fodido, público com biaxo nível de exigência. Mas quem tava fora do truste = essees pequenos, tinham que produzir melhor pq senação fechava, ai ele fora elvoluindo em qualidade. eo truste edison gerou o antitruste com independente se unidino e formando a MPDSC - trabalhando com naão licneciados, pegando equipamento europeu, filmando na florida, cuba califórnia.
Os indeps começaram a diviulgar atores e diretores, fazer os cartazes dos filmes (como era no teatro) e atrairam rh da mDPC pela vaidade e vontade de aparecer mais. seduziu taltentos, pois edison não fazia isso. uma que veio foi a deusa venus annette keller
https://en.wikipedia.org/wiki/Annette_Kellermann
edison tentou monoploiszar m, mas e fodeu. pq nesse processo em 1915 quando foi declarado iliegual , os concorrentes ja´tinham se fortalecidos, transformaram os 'poeiras' e fizeram melhores filmes. "os pequenos empresários da industria geralmente judeus propreitários de poeira se transformaram na nova classe dominante do cinema". a maioria que tava no truste de edison fechou as portas na virda para a decada de 1920. Os proximos grandes seriam os estúdios que nasceram para concorrer com edison e tavam na onde pq na europa rolava a primeira GM. veja as produtoras:
UNIVERSAL
carl laeemle, dono judeu, ex dono de poeira, denunciou truste, e fez publicidade de seus filmes. fundou a IMP para concorrer com o truste, rodou filmes em cuba em sigilo. a MPDSC rachou e provocou o nascimento da MUTUAL - que congregou 10 antes mpdsc - e a UNIVERSAL - que reuniu outras 7, incluindo a IMP do carl. carl assumiu o controle - em 1913 fez clássico chamado tráfico de almas faturou meio milhão.
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-239814/
MPDSC - DERIVOU A MUTUAL E A UNIVERSAL
mutua/keystone;triangle
em 1912, MUtual nasce do racha da MPDSC mas age só como distribuidora inicialmente. fatura muito com a keystone uma das integrantes. a keystone descobriu chaplin (pelo diretor mack sennet). em 1914 CC fez 30 curtase e um longa pra keystone.
indo bem, em 15, a keystone foi absolvida pela tiangrle. e sennet foi embora com vários picas. mas as outras ftrouxeram coisas boas e diretores. e rolou pareceria aitken/griffith, em 15, com o filme sucesso mundial 'o nascimento de uma çaõ' - pq grif curtiu guerra de sesseção , fez pretos vilões e kkk da glória. faturou pra carai. muito bom tecnicamente (tem o b a ba da narraçaõ cinematográfica - influenciou gente pra carai). mas rolou critica e ele fez 'intolerância' , para responder que não era racista, super caro deu porra nenhuma e ajudou a afundar a empres.a - mas influenciou gente pra carai. mas as empresas fecharam.
https://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,o-epico-intolerancia-de-david-griffith-completa-100-anos,10000067170
FAMOUS PLAUEYES/LASKY/PARAMOUT
adouph kukor, imigrante hungria, fodido, eua desembarca com 15 anos, dono de peny aracde. abriu a famous para adaptar peças da brodway para o cinema. ASSOCIOU-SE A CECIL B DEMILLE E A JESSE L. LASKY. (fizeram história do cinema). em 1930 mudou poara nome de mercado melhor PARAMOUT.
FOX
wilhem fuchs, hugraro fudido, iomigrante dono de peny arcade. transformou atores e atrizes em lendas literalmente. supervendios inventando histórias sobre sua origem. em 1935 mudou de nome para fox. centurez.
UNITED ARTISTS
chaplin - que era quistone - se uniu com galera boa e fez grana por bom tempo com cinema mudo, mas o falado mudou a coisa e eles perderam espaço. os outros saíram do ramo chaplin continuou com algum sucesso, mas depois a vida pessoal o fodeu.
COLUMBIA
harry cohn filho de djudeus, foi e cresceu no ramo de filmes e se deu bem.
MGM
russo, mais um imgrante filho de djudues. fizeram o primeiro ben hur em 1926.
-- 5-
CONSEQUENCIAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (virada boa para os eua, hollywood, surrealismo-mundo fodido )
A europa se fode e os eua ascende - eu pega mercado interno (que era quase todo de pathé) e o externo que tbm era dos franceses no começo do cinema.
1913 - europa 100 longas- eua 12
1914(war) - europa 60 longas - eua 212 longas
pathé e mieles se foderam com o truste edison
Eua viu que EUR não conseguiria e assumiu as rédeas. "na mesma época(inicio war) solidificaram-se grandes magnatas do cinema eua, uma casta de homens de origem humilde desembarcados nos eua no incio do xx, que construiram pequenos poeiras, na sorte, em nova york e chicago, combateram o cartel e viram a oportunidade que a guerra trazia. enriqueceram aos poucos, criaram nome e fizera HOLLYWOOD
HOLLYWOOD - expansaõ para califórnia a partir de 1910
- costa leste tem chuva, nevasta, impede produção e com guerra demanda é alta tem que ter outro lance. california. custo mais baixo, sol todo tempo, várias natureza (mar, rio, deserto, vale, lago rocha tudo perto). boa logistica, escritorio fica em ny, mas produçaõ vai pra outra costa.
virou a meca da fama, muita putaria e gente morrendo. conservadore chiaram ai os produtore sufndaram a ACADEMY OF MOTINO PICTURE ARTS AND SCIENCES , pra dar uma aliviada, mostrar que tem arte ali, e passou a conferir o premio oscar a partir de 1919. é arte, não putaria. é digno.kkk
SURREALISTMO
a guerra acaba, vem os 'loucos ano 20', muita morte , e dooidera, o homem não é racional. tem que mudar a artie e romper com tudo. (rolou um trauma)
André breton - psicanlista poeta frances - lançou as bases do SURREALISMO - corrente de cultura que envolve arte e literatura - despreza pensamento encadeado, valoriz inconsciente, irracional o sonho. influenciado pela psicanálise de freud
breton - surrealismo - pscicanalise - freud.
"o homem deve libertar a sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade, dando, assim, vazão aos sonho e às informações do inconsciente" carnificina da guerra mostoru fracoss das instituições então a arte não pode mais ser estágica, a racionalidade faliu.
além de breton o surrealismo tinha dramaturgo artaud, jean cocteau, bunuel e dali fizeream dois filmesk chien andaluz e idade do douro. bunuel fez mais filmes iconicos do surrealismo.
6 - EXPRESSIONISMO ALEMÃO
vampiro , morto-vivo, sombras, medo - a mote - o gênero terror nasce na sofrida alemanha na época da 1gm.
ALE começou a aparecer pro cinema em 1910 quando o austriaco max reinhardt - produtor e diretor de teatro - inicia movimento para valorizar cinema como arte, a galera via filmar como atividade marginal. Outras galeras alemãs curtiram a ideia - eg. asta porten, paul wegener.
entre 13 e 1914 rolou uma trilogia foda alemã, que é considerada a a gênese do terror -
- der andere (max mack -1913)
- der student von prag ( paul wegner, 1913)
- der golem (paul wegener, 1914). https://www.youtube.com/watch?v=QOZecCU5isk
mas aí maior empolgado, em 1914 um atentado mata o franz fedinando e começa a 1gm a alemanaha no meio da porra. mas o gov queria continuidade de filmes e tbm eram usados na propaganda "tentar evitar ao máximo a perda de mercado e valoreizar o filme nacional como linguagem, negócio e informação".
termina a guerra, mas tratado de versalhes põe no rabo da alemanhã (perde vidas, terras, território, toma multa,etc). abate-se em depressão. o expressionismo que tav na pintura vem pro cinema
"expressionismo é corrente artistica que prioriza a represtnação dos sentimentos do autor da obra, desprza a simples descrição objetiva da realidade. nas telas (pintura o cinema) - expressa-se o que a alma sente, não o que o s olhos veem". (o fantástico, o grotesco, louco, aberração, ohorror" o experssionismo foi a forma de a alemanha ver e contar o mundo destruído. obra mor
o gabintete do dr. caligari (robert wiene, 1920)
outras
figuras de cera (paul leni, 1924)
o gato e o canário (1927)
nostferatu (murnau, 1922) - primeira adaptação de drácula de bram stocker pro cinema.
a ultima gargalhada (murnau, 1923)
die spinne (fritz lang, 1919)
metrópolis (fritz lang - austriaco judeu)
7 - IMPRESSIONISMO FRANCÊS
FRA sofreu traumas, mesmo vencendo a guerra, os eua consolidaram o processo de troca da liderança do mercado cinematográfico mundial FRa fez leis de reserva de merdcado. e um grupo de intelectuais traçou a base de novo movimento estético conhecido com impressionismo francês.
poeta italiano guillaume apollinaire e o suiço blaise cendras tavam e paris e viram que podiam propor um novo modo de fazer filmes (brasil precisa) = o cinema não seria mais para o povão seria mais artístico. ja tinha rolado iniciativa em 1908 com paul lafitte que fundou a le film d'art com o objetivo de levar para tela adpação de grande obra de reconhecido valor literário ou teatral.
em 1923, texto do critico italiano RICCIOTTO CANUDO entitualdo "reflexões sobre a sétima arte" petrificou essa ideia.
então no pós guerra floresceu a ideia de cionema frances de arte cionema é artequem empreendeu foi louis delluc, feyder, gance. intelectuais
pra eles cinema não tinha que contar história igual litaturatura e teatro, ou seja, o filme impressionista deve ter mais imagem e menos palavras. deu mais aputro artístico-estético, imgaem, diálogo, carga poética, mais efeito téncio, mais spsicologia do personagem - também era autoral (roteiro e direção do mesmo autor). rolou uma efervescência
l'atlantide (feyder, 1921)
eldorado (herbire, 1921)
napoleão (gance, 1927)
--gance fez a eppooia bélica de napo se inspirando em griffith (intolerância) , ai velho, filme de 8 horas, com muita téncia e coisa fodas. virou clássico.
o martirio de joana darc (dreyer, 1928)
produção francesa dirigida pelo dinamarques carl dreyer. camera inovadora, close pra mostrar sofrimento. inglaterra proibiu o filme pq soldados torturavam joana. por década o filme foi tido como perdido, mas foi restaruado pq acharam uma cópia num manicomia em 1981.
filme com som matou o impressionaismo. mas o rotoulo nem sempre é aceito, pois há flerte com surrealistmo, cubismo e dadaísmo. tbm é conhecido como 'premiere vagu(primeira onda)" em contraposição a novelle vague.
8 - REALISMO SOVIÉTICO
russia era atrasada no inicio do xx, drankov abriu estúdio de cinema, adaptava gogol, tolstoi, dosto.
antes da 1gm vasili gonchrove fez bons filmens
a conquista da siberia (1908)
a canção do mercador kalshinkov (1909)
russia foi pioneira no stop motion. starewicz! - tava crescendo em produçaõ, mas veio a rev17.
antes da rev17 competia com usa e fra, depois virou coisa de estado por mando de lenin ou stalin. - cinema como instrumento para proganda política. quando esvaziou fez parceria com ALE, ai diretor podia viajar na maionese, mas o tema tinha que ser a REVOLUÇÃO.
o estado pediu revolução do cine, uns jovens pesquisaram forma para rejeitar o cinema tradicional-buruges-individualista -alienado e alientante. os joventens pesquisaram como a LINGUAGEM TÉNCICA DA ARTE CINEMATOGRÁFICA - tinha que ser linguarem pq conteúdo eles não podiam variar.
LEV KULESHOV mostrou o experimento de como a ordem de imagem alteram a percepção da plateia 'EFEITO KULESHOV" - "o olhar das plateias poderia ser ampalmente seduzido por meio das montagem, ou seja, do ritmo e da ordem que as imagens eram cortadas, justapostas remontadas e exibidas" VERTOV E EISENTEIN VIRARAM MESTRES EM FAZER FILME COM ISSO.
vertov "o cinema de se separar da literatura e teatro. tem que ter linguagem própria". ele encabeçou o manifesto do CIONEMA VERDADE "os velhos filmes romanceados e teatrais têm lepra. nós afirmamos que o futuro da arte cinematográfica é a negaçaõ do seu prsente. nós conclamamos a acelaerar sua morte" - pregava o cionema olho - camera é estensão do olho humano, e por isso extensão da verdade. CAPTADA A IMAGEN, UMA NOVA REALIDADE PODE SER RECRIADA DURANTE A MONTAGEM , PELO RITMO E ALTERN^~ANCIA DE RITMO - ele fez isso em
O homem com uma camera - 1929
SERGEI EINSENTEIN - estudioso de téncica, pensou a MONTAGEM INTELECTUAL OU MONTAGEM DIALÉTICA. imagem a contraposta a b, forma a imagem c quej é maior que a +B. - o sentido do filme pode ser contruido numa sala de montagem indep. da ideia inicial do cinegrafista que captou a imagem.
a greve -1923
o euroraçado potem 0 1925
em 1924 morre lenin e vem stalin que quer valorizar o povo com heroi no cinema esrtatalo. a grande massa da população tem que compreender os filmes. então diminui o aspecto experimentoal até então em vigor. produzem então
aresnela - 1929
lenin em outurbro - 1937
os tratoristas - 1939
o cinema estagtal limitou a açaõ criativa, mas buscou tom realista -quase documental - e lancçou as pbasees para a vertente que viria mais tarde, no pós 2gm, o cinema neorrealista da itália.
9 - WARNER ENSINA O CINEMA A FALAR
desde a invençaõ o cinema queria falar há relato de 1896 do alemaão oskar messter apresentadntado trecho filmado de opereta sincronizado com disco. e filme com diálogo falado em paris em 1900 - mas isso não foi a fretne.
nos 1920 a general eletric patenteou sistema capaz de sincronizar imagens com som pregrafado de um disco. mas os estudios não queria. medo de foder a industria com o grande investimento..
Mas a warner bros que não era dos grandes acreditou na parada (11 irmaõa filhos de poloneses migrantes) - tinha poeiras e foram crescendo os cinemeinhas e fizeramo estudios - fama com tin tint tin.
o sam wartner encampou a comtpra da vitagrpah studisos que tinha um sistema para por tirlhas nos filmes e fez parceria com a GE para desenvolver a parada para o cineam.
"o sistema basitzado vitaplhone tinha dissco de 40cm granvado com o som do filmente girnado a 33 1/2 rotações por minutos, dois moteres um para o disco outro pro projetor rodavam na mesm velocidade comandados pela mesm engrenagem quer garantia o sincronismo. além de volante regulador para o controle das veolicdade.s
em 1926, exibiu don juan com trilha e efeito, mas sem diálogo. agradou mas não entusiamsmo. msa eles viajaram e foram instanlando em salas. em 27 as grandonas mgm, parmout, universal, firzeram acordo de não colocar cinema com som.
a warener comprou os adaptou o cantor de jazz pro cinema - passou com uitos muisicais e cena falada, ai a galera foi a loucura
o canto de jazz - 1927 (warner cresceu 32.000% de 27 a29.
SOM MUDA caminhos do cinema.
O FILME FALADO ALTEROU COISA PRA CARALHO.
- reformar estudio para isolamento acustico.
- antes foda cachorro buzina zumbido.. .era mudo.
- cameras isoladas, pois mecanismo interno tem barulho.
- "som não permitiu mais que o s cineastas direigissem seus filmes aos gritos de megafone, direcionando a ação ao mesmo tempo quej a cena se desenvolvia. o roteiro , a preparaçaõ pérvia e os ensaios foram valorizados, inviabilizando o frescor do imporsio. a arte da diração cinematográfica se sofisticou"
- grande mikes, o cara chega perto do vaso de flor ppara dar a fala "éee tá foda" pq o mike tava ali. ficarva ali parado.
- exggternas reduzidask, filme MENOS CINÉTICO E MAIS VERBAL - VOLTA a pegar inspiraçaõ do teatro, dos priemiros anos do cinema.
- pesadelo para atores, estrangeiro com carreira no usa mas que nã fala ingles.
- casaç da ,egerea dp,ada. decai. pickford e fairbanks.
- morre comédia pastelçao , com fala situações não tem sentido.
- antes publico conversava e socializava , agora precisava silencio "isso é cinema mudo todo mundo pode conversar, não precisa fazer silêncio".
- entrave para exportar. as vezes mesmo filme filmado com dois elencos, um tarde otro noite. (drácula, 1931)
- linguagem cinematográfica retrocedeu nos primeiros anos do falado, pq havia dificuldade técnica de trnsisção - menos espetáculo, mais verbo - mas público curitu e faturamente cresceu.
- cinema mudo virou antigo e ultrapassado. empresários lucraram pacas até 1929, grande depressaõ.
10 - GRANDE DEPRESSÃO
quebra da bolsa - 1929 , perda de grana , banco fodido. consumidor em crise. como fazer galera investir grana em entretenimnot
warner
investiu em gansteres, historias sobre a criminalidade quje passou a tomar conta do país. james cagney era estrela.
caminhos do ionfenro - 1930
scarface - 1932
columbia
riso otimiesmo , coméida romantica , pra aliviar a galera
dama por um dia - 1933
a mulher faz o homi - 1939
universal
terror, para exorcizar o medo - similiar ao expressionismo alemão o feeling
frankenstei - 31
dracula - 31
fantasma da opera - 43
paramout - monstro tbm
médico e o monstro
rko, também terror e depois danças acrobáticas para fugir da realidade
king kong - 33
ovando para o rio 0 33 = freddie asterie e ginger rogers.
mgm , escapismo luxo, glmou e musicais, muitos títulos na grande depressão
melodia na brodway - 1939
NESSA ÉOCA O CINEMA DESENVOLVE ESFOÇOS PARA CRIAR UMA REALDIADE PARELA QUE amenizasse as dores e preju da crie. entãwo nasce0u a expressão 'fábrica de sonhos' para designar roliudi.
MAS NO FINAL DOS 1930S a crise perdia folego e holly viuj que era melhor produzir meno s e com amsi qualidade, mais astros, - era o novo caminho do cinema. teoria de thalver, selznick e zanuck
recuperaçaõ pós crise29
thalberg - produtor - criou sistema dcentralizado de produzção que norteou holly - fundou academia e produzitir tipo ben-hur25 e outros.
Selznick - produziu muito , trouxe a. hitchock para holly. trablaho em king kong, nasce uma estrela - 1937 = e foi o grande produtor de o vento levou. 1939.
zanuck - fundou a fox - filmou O CANTOR DE JAZZ DE 1927 e o mais longo dos dias 1962.
esses 3 fizeram uma safra foda no cinema, com obras primas
e o vento levou - 39
pinoqui - 40
grande ditador - 40-
cidadão kane - 41
magico de oz - 39
a industria se recuperou e volter a ter bons números. ms na grande depressão o legado foi de violencia , sensualidade e liberlsimo no sfilme. por isso a industria adoteou em 1930 o código hays que proibie final infeliz, sexo, homossexualidade, e outras paradasa que vigoraram até 1968.
1941 marca a consolidaçao da recuperação do cinema, mas é o ano que os eua entram na 2gm.
https://www.youtube.com/watch?v=mdX82V2rPfo
Lumieres inventaram o cinema em 1895, segundo enciclopédias, porém houve vários inventores. Muita gente fez a pré-historia do cinema.
invenções primitivas - mais teatro que cinema
Lanterna mágica chinesa - plateia com boa vontade, metade do XVIII
didophuskon - 1780
panorama - robert barker
fantasmagoria -
diorama - 1822 - daguerre (um dos pais da fotografia) - jogo de luzes
cinema vem com invençoes a partir de 1833
fenacistocospio - plateu
zoetrope - geror horner
fotografia criada por niepce em 1823 melhorou esses dois. (primeira foto - mesa exposata a luz por 14 horas ininterruptas.
1872 - aposta que cavalo tirava as 4 patas do chão - experimento de muybridge (a duzia de fotos criava boa ILUSÃO DE MOVIMENTO) - jornais pagaram pau então na teoria muybrideg é o pai do cinema. (tbm com jules marey = fusil fotográfico)
porém o suporte na éoca era discos rotativos, tragalhoso e limitado. ai veio o papel fotográfico cirado por george eastman (fundou kodakl{) , . e depois com o rolo de celuloide também dele.
divergência qu augusint le prince teria criado o cinema, por fragmotos de filme slocalizados em sua casa.
Para os EUA foi thomas edison mas o cinetophone dele não era para uma público era para uma só pessoa. era experimental, mas não comercial. (TEVE TRETA COM O ASSISTENTE DICKSOIN)
------------
2 - OS PIONEIROS
1895 é considerado o ano zero da hisetória do cinema
Lumiere E OUTRAS PROJEÇÕES BOMBARAM NESS ANO.
1895
-lumieres
-dickson assitente de thomas edison. fez a primeira projeçaõ de cinema com paga de ingresso - era luta de boxe com 4 minutos.
- Em berlin - tachyscope de ottoma anschutz e bioskop de max skladanowsky.
1895 - LUMIERES
herdeiros de empresa do ramo de fotos. viram o kinetoscope de edison (EUA) em uma projeção de 1894. fizerm ajustes e patnetearam em 1895 outra parada batizada de cinematographe, ou cinematógrafo. "caixa de madeira com lente na dianterira e manivela do lado direito. a primeira vista NÃODIFERIA DOS OUTROS SISTEMAS de filmagem, mas uma inovção o colocou para frnte. o diferencial - a mesma caixa que filma é capaz d eprojetar e isso matou o knetoscope, pois permitiu exibilção coletiva, enquanto o invento de edison era pra gozo individual. .
em 1895 os lumiere fizem uma exibição em sessção pública para galera do apoio a indústria depois uma solene para público e imprensa em 28.12.1895 :/ .... vários filmes, entre eles "a saída dos operários da fábrica lumiere" . o sucesso chmou a atençaõd os lumiere para o lance de entretenimento e comercial. enquanto outros pesquisadores só viam a parada de modo chato-científico (imagem em movimento) para comunidade acadêmica. os lumiere enviaram representantes ao mundo para vender concessões. os lucrodas bilhereia era dividios. fizram grana até 1897 quando os eua colocaram barreiras alfandegárias fodas a produtos cinematográficos da FRANÇA.
NOS PRIMEIROS MOMENTOS DO XX O CINEMA ESTAVA INVENTADO E DIFUNDIDOC MUNDIALMENTE COMO TÉCNICA, MAS N~~AAAAOOO COMO LINGUAGEM, LINGUAGEM, LINGUAGEM. os primeiros filmes pareciam cartões-postaiis em movimento, com em média 50s de duração . num primeiro momento os lumiere fixavam a cameram em qq lugar supostamente intressante apontavam a lente para algo mexente e giravam a manivela PLANO ÚNICO E SEM CORTE.- a gênese da produção de cinema é cheia de curtas metragem que mostram o vivém das ruas e o movimento de povo, treco trens: exemplos:
demolição de muro - 1896
o almoço do bb - 1896
la vie et la passion de jc - 1898 - em 1896 fizerma projetor com capacitdade para rolo maior assimcomeça a montagem e rolam filmes com maior duração.
quando pareceu que ia os lumiere, em 1905 pararam de produzir e ficaram só na exploração comercial de trecos e do catálgo já com mil filmes.
GEORGE MIÉLES
"Se thomas edison (para eua) e lumieres (para o resto do mundo) viabilizaram o cinema como técncia - que o levou a categoria de arte-espetáculo foi o parisiente georges miles (escritor, pintor, ecole de artes) - comprou o teatro de hodini. mieles fez espetaculos de ma´gica e humor no teatro e conhecieru cinematógrafo em em 1896 começu a produzir com a marca STAR FILMS
1896 - o desaparecimento da dama do teatro houdin - filma mágica, mas introduz corte, efeito especial.
1897 (passar filmar com luz natural e artificial) -... na sqeuncia, joana darc, hamlet, 20 mil leguas etc. em visit de lepave du maine pinta cenário aquático e dá iliusão foda de ação no fundo do mar.
'1899 - em 'a conquista de polo' faz um etezão com madeira cordas, e roldanas.
1902 - viagem a lua, 7 anos de cinema e o homi já estava no espaço.
mieles fez mais de 500 filmes - com knwo de TEATRO E ILUSIONISMO - fez efeitos especiais. mas ingenuamente manteve SEMPRE SUA CÂMERA FIXA NO PONTO DE VISATA DE QUEM SE ACOMODAVA NUMA PLATEIA TEATRAL PARA APRECIAR O ESPECTÁUCLO. uaaaauuu camera fix.a
mieles filmou só até 1913, o conterraneio charles pathé o quebrou, pois tinha mais tino comercial.
CHARLES PATHÉ
os pioneiros lumieres, e o espetáculo artisico de miele conviviam com inúmeros produtores espalhados pelo mundo. que desneovliam o cionema artenasla e empriros. Pathe era um, vendia fonogra e ciliondro de cera(precursor do disco - invenção do fdp thomas edison também). começou a filmar em 1902, historia simpels objetiva e poppular.
historia de um cirme - 1901 - bandido decaptado
les victimes de lacoolsime
erreur de porte - 1904
ali babá - 1907
la vie et la passion de jc - 1903 - colorido impressionante para a epoca (utube)
pathe fez escritorios em vários paises, fez estudios- teve prioridida da associação de cinema para adaptar clássicos da literatura e do teatro frances. passou a alugar filmes. U(uau como eisso seperpetudou - modelo de negócio) . big empresa virou o pica do mundo no cinema. mas a primeira GM abalou o mercado europeu pra cinema. e virou o jogo pro lado dos eua.
em 1900 eua era rual , 20 anos apos virou urbano. muitos imigrantes chegam entre 1900 e 1920 (italia, irlanda, poderoso chefão, polonia, judeus). buscam sonho americano.
imigrantes forma guetos e se divertem. o Cinetoscopio de edison(1894) e os Cinematógrafos dos lumiere (1896) se popularizam e teatros e arcadspenny os abrçaam. a linguagem muda universal facilita. viram os 'movies' abreviatura de 'moving pictures'. os pioneiros importantes forma
biograph e griffith - empresas criadas em 1896, viraram celeiros de talenteso. david wark griffith vendia roteiros. ele trouxe novos elemneoets narrativos, como variaçaõ de posição de camera ação paralela, iluminaçaõ dramatica, ritmos de ediçaõ, close, se não foi ele que inventou. pelo menos foi um dos grandes utilizadores.
VITAGRAPH E BIOGRAPH
PORTER
concorreten da vita é ao lado de griffith um pica do DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
ex funcionário de edixon, deu dinaminso aos filmes. com téncisa. fez:
- vida de bombeiro americano - 1903 - parece filme tem drama e tal.
- a ccabana do pai tomas
- o grande roubo do trem- 1 min assalto dinoamico vigorso, close, travelling, 40 atores, PIONEIRO DO GÊNERO WESTERN = cena final que o pistorleiro atira para a tela, virou clássico. mas dizem que é plagio do ingles robbery of the mail coach, lançado 3 meses antes.
https://www.youtube.com/watch?v=C5op3w9RD-A
porter ficou com edison até 1909 e foi socio da famous playeras (atual paramout) mas nao resistiu ao crack de 1929 e se fodeu.
---------
4 - GUERRA DAS PATENTES
thomas edison foi pioneiro mas entrou na justiça para que tudo usado de cinema as produtoras pagassem direitos autorais a ele para continuar operando. houve grande batalha judicial 1901 a 1909. quando ganhou fundoou a Mppc - motion picture patentes company - consorcio que abarcou biograph, vitagraph essanay, kale, libin, tathé, star, george kleine sob comando do p´roprio edison. - o cara da koda - lider de filmes virgens - se omprometeu a fornecer só para os associados desse trustre cartel. Mas em 1912 o tribunal federal dos eua declarou ilegual a mppc. = esse episódio foia a guerra de patentes, ou truste de edison. e influenciou o desenvovlimento do cinema mundial.
"em 1909 os eua tinham 6 mil locias de exibição de filmes, tudo bem precário, conhecidos como peiras ou nicklodeons, tenda galpão salaõ sem estrutura, rolo fodido, público com biaxo nível de exigência. Mas quem tava fora do truste = essees pequenos, tinham que produzir melhor pq senação fechava, ai ele fora elvoluindo em qualidade. eo truste edison gerou o antitruste com independente se unidino e formando a MPDSC - trabalhando com naão licneciados, pegando equipamento europeu, filmando na florida, cuba califórnia.
Os indeps começaram a diviulgar atores e diretores, fazer os cartazes dos filmes (como era no teatro) e atrairam rh da mDPC pela vaidade e vontade de aparecer mais. seduziu taltentos, pois edison não fazia isso. uma que veio foi a deusa venus annette keller
https://en.wikipedia.org/wiki/Annette_Kellermann
edison tentou monoploiszar m, mas e fodeu. pq nesse processo em 1915 quando foi declarado iliegual , os concorrentes ja´tinham se fortalecidos, transformaram os 'poeiras' e fizeram melhores filmes. "os pequenos empresários da industria geralmente judeus propreitários de poeira se transformaram na nova classe dominante do cinema". a maioria que tava no truste de edison fechou as portas na virda para a decada de 1920. Os proximos grandes seriam os estúdios que nasceram para concorrer com edison e tavam na onde pq na europa rolava a primeira GM. veja as produtoras:
UNIVERSAL
carl laeemle, dono judeu, ex dono de poeira, denunciou truste, e fez publicidade de seus filmes. fundou a IMP para concorrer com o truste, rodou filmes em cuba em sigilo. a MPDSC rachou e provocou o nascimento da MUTUAL - que congregou 10 antes mpdsc - e a UNIVERSAL - que reuniu outras 7, incluindo a IMP do carl. carl assumiu o controle - em 1913 fez clássico chamado tráfico de almas faturou meio milhão.
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-239814/
MPDSC - DERIVOU A MUTUAL E A UNIVERSAL
mutua/keystone;triangle
em 1912, MUtual nasce do racha da MPDSC mas age só como distribuidora inicialmente. fatura muito com a keystone uma das integrantes. a keystone descobriu chaplin (pelo diretor mack sennet). em 1914 CC fez 30 curtase e um longa pra keystone.
indo bem, em 15, a keystone foi absolvida pela tiangrle. e sennet foi embora com vários picas. mas as outras ftrouxeram coisas boas e diretores. e rolou pareceria aitken/griffith, em 15, com o filme sucesso mundial 'o nascimento de uma çaõ' - pq grif curtiu guerra de sesseção , fez pretos vilões e kkk da glória. faturou pra carai. muito bom tecnicamente (tem o b a ba da narraçaõ cinematográfica - influenciou gente pra carai). mas rolou critica e ele fez 'intolerância' , para responder que não era racista, super caro deu porra nenhuma e ajudou a afundar a empres.a - mas influenciou gente pra carai. mas as empresas fecharam.
https://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,o-epico-intolerancia-de-david-griffith-completa-100-anos,10000067170
FAMOUS PLAUEYES/LASKY/PARAMOUT
adouph kukor, imigrante hungria, fodido, eua desembarca com 15 anos, dono de peny aracde. abriu a famous para adaptar peças da brodway para o cinema. ASSOCIOU-SE A CECIL B DEMILLE E A JESSE L. LASKY. (fizeram história do cinema). em 1930 mudou poara nome de mercado melhor PARAMOUT.
FOX
wilhem fuchs, hugraro fudido, iomigrante dono de peny arcade. transformou atores e atrizes em lendas literalmente. supervendios inventando histórias sobre sua origem. em 1935 mudou de nome para fox. centurez.
UNITED ARTISTS
chaplin - que era quistone - se uniu com galera boa e fez grana por bom tempo com cinema mudo, mas o falado mudou a coisa e eles perderam espaço. os outros saíram do ramo chaplin continuou com algum sucesso, mas depois a vida pessoal o fodeu.
COLUMBIA
harry cohn filho de djudeus, foi e cresceu no ramo de filmes e se deu bem.
MGM
russo, mais um imgrante filho de djudues. fizeram o primeiro ben hur em 1926.
-- 5-
CONSEQUENCIAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (virada boa para os eua, hollywood, surrealismo-mundo fodido )
A europa se fode e os eua ascende - eu pega mercado interno (que era quase todo de pathé) e o externo que tbm era dos franceses no começo do cinema.
1913 - europa 100 longas- eua 12
1914(war) - europa 60 longas - eua 212 longas
pathé e mieles se foderam com o truste edison
Eua viu que EUR não conseguiria e assumiu as rédeas. "na mesma época(inicio war) solidificaram-se grandes magnatas do cinema eua, uma casta de homens de origem humilde desembarcados nos eua no incio do xx, que construiram pequenos poeiras, na sorte, em nova york e chicago, combateram o cartel e viram a oportunidade que a guerra trazia. enriqueceram aos poucos, criaram nome e fizera HOLLYWOOD
HOLLYWOOD - expansaõ para califórnia a partir de 1910
- costa leste tem chuva, nevasta, impede produção e com guerra demanda é alta tem que ter outro lance. california. custo mais baixo, sol todo tempo, várias natureza (mar, rio, deserto, vale, lago rocha tudo perto). boa logistica, escritorio fica em ny, mas produçaõ vai pra outra costa.
virou a meca da fama, muita putaria e gente morrendo. conservadore chiaram ai os produtore sufndaram a ACADEMY OF MOTINO PICTURE ARTS AND SCIENCES , pra dar uma aliviada, mostrar que tem arte ali, e passou a conferir o premio oscar a partir de 1919. é arte, não putaria. é digno.kkk
SURREALISTMO
a guerra acaba, vem os 'loucos ano 20', muita morte , e dooidera, o homem não é racional. tem que mudar a artie e romper com tudo. (rolou um trauma)
André breton - psicanlista poeta frances - lançou as bases do SURREALISMO - corrente de cultura que envolve arte e literatura - despreza pensamento encadeado, valoriz inconsciente, irracional o sonho. influenciado pela psicanálise de freud
breton - surrealismo - pscicanalise - freud.
"o homem deve libertar a sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade, dando, assim, vazão aos sonho e às informações do inconsciente" carnificina da guerra mostoru fracoss das instituições então a arte não pode mais ser estágica, a racionalidade faliu.
além de breton o surrealismo tinha dramaturgo artaud, jean cocteau, bunuel e dali fizeream dois filmesk chien andaluz e idade do douro. bunuel fez mais filmes iconicos do surrealismo.
6 - EXPRESSIONISMO ALEMÃO
vampiro , morto-vivo, sombras, medo - a mote - o gênero terror nasce na sofrida alemanha na época da 1gm.
ALE começou a aparecer pro cinema em 1910 quando o austriaco max reinhardt - produtor e diretor de teatro - inicia movimento para valorizar cinema como arte, a galera via filmar como atividade marginal. Outras galeras alemãs curtiram a ideia - eg. asta porten, paul wegener.
entre 13 e 1914 rolou uma trilogia foda alemã, que é considerada a a gênese do terror -
- der andere (max mack -1913)
- der student von prag ( paul wegner, 1913)
- der golem (paul wegener, 1914). https://www.youtube.com/watch?v=QOZecCU5isk
mas aí maior empolgado, em 1914 um atentado mata o franz fedinando e começa a 1gm a alemanaha no meio da porra. mas o gov queria continuidade de filmes e tbm eram usados na propaganda "tentar evitar ao máximo a perda de mercado e valoreizar o filme nacional como linguagem, negócio e informação".
termina a guerra, mas tratado de versalhes põe no rabo da alemanhã (perde vidas, terras, território, toma multa,etc). abate-se em depressão. o expressionismo que tav na pintura vem pro cinema
"expressionismo é corrente artistica que prioriza a represtnação dos sentimentos do autor da obra, desprza a simples descrição objetiva da realidade. nas telas (pintura o cinema) - expressa-se o que a alma sente, não o que o s olhos veem". (o fantástico, o grotesco, louco, aberração, ohorror" o experssionismo foi a forma de a alemanha ver e contar o mundo destruído. obra mor
o gabintete do dr. caligari (robert wiene, 1920)
outras
figuras de cera (paul leni, 1924)
o gato e o canário (1927)
nostferatu (murnau, 1922) - primeira adaptação de drácula de bram stocker pro cinema.
a ultima gargalhada (murnau, 1923)
die spinne (fritz lang, 1919)
metrópolis (fritz lang - austriaco judeu)
7 - IMPRESSIONISMO FRANCÊS
FRA sofreu traumas, mesmo vencendo a guerra, os eua consolidaram o processo de troca da liderança do mercado cinematográfico mundial FRa fez leis de reserva de merdcado. e um grupo de intelectuais traçou a base de novo movimento estético conhecido com impressionismo francês.
poeta italiano guillaume apollinaire e o suiço blaise cendras tavam e paris e viram que podiam propor um novo modo de fazer filmes (brasil precisa) = o cinema não seria mais para o povão seria mais artístico. ja tinha rolado iniciativa em 1908 com paul lafitte que fundou a le film d'art com o objetivo de levar para tela adpação de grande obra de reconhecido valor literário ou teatral.
em 1923, texto do critico italiano RICCIOTTO CANUDO entitualdo "reflexões sobre a sétima arte" petrificou essa ideia.
então no pós guerra floresceu a ideia de cionema frances de arte cionema é artequem empreendeu foi louis delluc, feyder, gance. intelectuais
pra eles cinema não tinha que contar história igual litaturatura e teatro, ou seja, o filme impressionista deve ter mais imagem e menos palavras. deu mais aputro artístico-estético, imgaem, diálogo, carga poética, mais efeito téncio, mais spsicologia do personagem - também era autoral (roteiro e direção do mesmo autor). rolou uma efervescência
l'atlantide (feyder, 1921)
eldorado (herbire, 1921)
napoleão (gance, 1927)
--gance fez a eppooia bélica de napo se inspirando em griffith (intolerância) , ai velho, filme de 8 horas, com muita téncia e coisa fodas. virou clássico.
o martirio de joana darc (dreyer, 1928)
produção francesa dirigida pelo dinamarques carl dreyer. camera inovadora, close pra mostrar sofrimento. inglaterra proibiu o filme pq soldados torturavam joana. por década o filme foi tido como perdido, mas foi restaruado pq acharam uma cópia num manicomia em 1981.
filme com som matou o impressionaismo. mas o rotoulo nem sempre é aceito, pois há flerte com surrealistmo, cubismo e dadaísmo. tbm é conhecido como 'premiere vagu(primeira onda)" em contraposição a novelle vague.
8 - REALISMO SOVIÉTICO
russia era atrasada no inicio do xx, drankov abriu estúdio de cinema, adaptava gogol, tolstoi, dosto.
antes da 1gm vasili gonchrove fez bons filmens
a conquista da siberia (1908)
a canção do mercador kalshinkov (1909)
russia foi pioneira no stop motion. starewicz! - tava crescendo em produçaõ, mas veio a rev17.
antes da rev17 competia com usa e fra, depois virou coisa de estado por mando de lenin ou stalin. - cinema como instrumento para proganda política. quando esvaziou fez parceria com ALE, ai diretor podia viajar na maionese, mas o tema tinha que ser a REVOLUÇÃO.
o estado pediu revolução do cine, uns jovens pesquisaram forma para rejeitar o cinema tradicional-buruges-individualista -alienado e alientante. os joventens pesquisaram como a LINGUAGEM TÉNCICA DA ARTE CINEMATOGRÁFICA - tinha que ser linguarem pq conteúdo eles não podiam variar.
LEV KULESHOV mostrou o experimento de como a ordem de imagem alteram a percepção da plateia 'EFEITO KULESHOV" - "o olhar das plateias poderia ser ampalmente seduzido por meio das montagem, ou seja, do ritmo e da ordem que as imagens eram cortadas, justapostas remontadas e exibidas" VERTOV E EISENTEIN VIRARAM MESTRES EM FAZER FILME COM ISSO.
vertov "o cinema de se separar da literatura e teatro. tem que ter linguagem própria". ele encabeçou o manifesto do CIONEMA VERDADE "os velhos filmes romanceados e teatrais têm lepra. nós afirmamos que o futuro da arte cinematográfica é a negaçaõ do seu prsente. nós conclamamos a acelaerar sua morte" - pregava o cionema olho - camera é estensão do olho humano, e por isso extensão da verdade. CAPTADA A IMAGEN, UMA NOVA REALIDADE PODE SER RECRIADA DURANTE A MONTAGEM , PELO RITMO E ALTERN^~ANCIA DE RITMO - ele fez isso em
O homem com uma camera - 1929
SERGEI EINSENTEIN - estudioso de téncica, pensou a MONTAGEM INTELECTUAL OU MONTAGEM DIALÉTICA. imagem a contraposta a b, forma a imagem c quej é maior que a +B. - o sentido do filme pode ser contruido numa sala de montagem indep. da ideia inicial do cinegrafista que captou a imagem.
a greve -1923
o euroraçado potem 0 1925
em 1924 morre lenin e vem stalin que quer valorizar o povo com heroi no cinema esrtatalo. a grande massa da população tem que compreender os filmes. então diminui o aspecto experimentoal até então em vigor. produzem então
aresnela - 1929
lenin em outurbro - 1937
os tratoristas - 1939
o cinema estagtal limitou a açaõ criativa, mas buscou tom realista -quase documental - e lancçou as pbasees para a vertente que viria mais tarde, no pós 2gm, o cinema neorrealista da itália.
9 - WARNER ENSINA O CINEMA A FALAR
desde a invençaõ o cinema queria falar há relato de 1896 do alemaão oskar messter apresentadntado trecho filmado de opereta sincronizado com disco. e filme com diálogo falado em paris em 1900 - mas isso não foi a fretne.
nos 1920 a general eletric patenteou sistema capaz de sincronizar imagens com som pregrafado de um disco. mas os estudios não queria. medo de foder a industria com o grande investimento..
Mas a warner bros que não era dos grandes acreditou na parada (11 irmaõa filhos de poloneses migrantes) - tinha poeiras e foram crescendo os cinemeinhas e fizeramo estudios - fama com tin tint tin.
o sam wartner encampou a comtpra da vitagrpah studisos que tinha um sistema para por tirlhas nos filmes e fez parceria com a GE para desenvolver a parada para o cineam.
"o sistema basitzado vitaplhone tinha dissco de 40cm granvado com o som do filmente girnado a 33 1/2 rotações por minutos, dois moteres um para o disco outro pro projetor rodavam na mesm velocidade comandados pela mesm engrenagem quer garantia o sincronismo. além de volante regulador para o controle das veolicdade.s
em 1926, exibiu don juan com trilha e efeito, mas sem diálogo. agradou mas não entusiamsmo. msa eles viajaram e foram instanlando em salas. em 27 as grandonas mgm, parmout, universal, firzeram acordo de não colocar cinema com som.
a warener comprou os adaptou o cantor de jazz pro cinema - passou com uitos muisicais e cena falada, ai a galera foi a loucura
o canto de jazz - 1927 (warner cresceu 32.000% de 27 a29.
SOM MUDA caminhos do cinema.
O FILME FALADO ALTEROU COISA PRA CARALHO.
- reformar estudio para isolamento acustico.
- antes foda cachorro buzina zumbido.. .era mudo.
- cameras isoladas, pois mecanismo interno tem barulho.
- "som não permitiu mais que o s cineastas direigissem seus filmes aos gritos de megafone, direcionando a ação ao mesmo tempo quej a cena se desenvolvia. o roteiro , a preparaçaõ pérvia e os ensaios foram valorizados, inviabilizando o frescor do imporsio. a arte da diração cinematográfica se sofisticou"
- grande mikes, o cara chega perto do vaso de flor ppara dar a fala "éee tá foda" pq o mike tava ali. ficarva ali parado.
- exggternas reduzidask, filme MENOS CINÉTICO E MAIS VERBAL - VOLTA a pegar inspiraçaõ do teatro, dos priemiros anos do cinema.
- pesadelo para atores, estrangeiro com carreira no usa mas que nã fala ingles.
- casaç da ,egerea dp,ada. decai. pickford e fairbanks.
- morre comédia pastelçao , com fala situações não tem sentido.
- antes publico conversava e socializava , agora precisava silencio "isso é cinema mudo todo mundo pode conversar, não precisa fazer silêncio".
- entrave para exportar. as vezes mesmo filme filmado com dois elencos, um tarde otro noite. (drácula, 1931)
- linguagem cinematográfica retrocedeu nos primeiros anos do falado, pq havia dificuldade técnica de trnsisção - menos espetáculo, mais verbo - mas público curitu e faturamente cresceu.
- cinema mudo virou antigo e ultrapassado. empresários lucraram pacas até 1929, grande depressaõ.
10 - GRANDE DEPRESSÃO
quebra da bolsa - 1929 , perda de grana , banco fodido. consumidor em crise. como fazer galera investir grana em entretenimnot
warner
investiu em gansteres, historias sobre a criminalidade quje passou a tomar conta do país. james cagney era estrela.
caminhos do ionfenro - 1930
scarface - 1932
columbia
riso otimiesmo , coméida romantica , pra aliviar a galera
dama por um dia - 1933
a mulher faz o homi - 1939
universal
terror, para exorcizar o medo - similiar ao expressionismo alemão o feeling
frankenstei - 31
dracula - 31
fantasma da opera - 43
paramout - monstro tbm
médico e o monstro
rko, também terror e depois danças acrobáticas para fugir da realidade
king kong - 33
ovando para o rio 0 33 = freddie asterie e ginger rogers.
mgm , escapismo luxo, glmou e musicais, muitos títulos na grande depressão
melodia na brodway - 1939
NESSA ÉOCA O CINEMA DESENVOLVE ESFOÇOS PARA CRIAR UMA REALDIADE PARELA QUE amenizasse as dores e preju da crie. entãwo nasce0u a expressão 'fábrica de sonhos' para designar roliudi.
MAS NO FINAL DOS 1930S a crise perdia folego e holly viuj que era melhor produzir meno s e com amsi qualidade, mais astros, - era o novo caminho do cinema. teoria de thalver, selznick e zanuck
recuperaçaõ pós crise29
thalberg - produtor - criou sistema dcentralizado de produzção que norteou holly - fundou academia e produzitir tipo ben-hur25 e outros.
Selznick - produziu muito , trouxe a. hitchock para holly. trablaho em king kong, nasce uma estrela - 1937 = e foi o grande produtor de o vento levou. 1939.
zanuck - fundou a fox - filmou O CANTOR DE JAZZ DE 1927 e o mais longo dos dias 1962.
esses 3 fizeram uma safra foda no cinema, com obras primas
e o vento levou - 39
pinoqui - 40
grande ditador - 40-
cidadão kane - 41
magico de oz - 39
a industria se recuperou e volter a ter bons números. ms na grande depressão o legado foi de violencia , sensualidade e liberlsimo no sfilme. por isso a industria adoteou em 1930 o código hays que proibie final infeliz, sexo, homossexualidade, e outras paradasa que vigoraram até 1968.
1941 marca a consolidaçao da recuperação do cinema, mas é o ano que os eua entram na 2gm.
Comentários
Postar um comentário